Carros, motos e até caminhões são utilizados em competições automobilísticas e, nós adoramos ver máquinas e pilotos competindo uns contra os outros em velocidades e condições que motoristas comuns jamais irão experimentar.

As competições automobilísticas podem ser de diversas categorias, desde arrancadas, corridas de drift ou até mesmo rallies de resistência, dessa forma, submetendo esses veículos a diferentes tipos de estresse e exigindo deles diferentes atuações. Esses eventos colocam motores, transmissão e caixas de câmbio em situações extremas, verdadeiros testes para esses veículos de corrida, que por sua vez, são máquinas de alta performance que requerem tratamento especial para obter seu melhor desempenho.

Óleos lubrificantes para veículos de corrida devem ser de alto nível para suportar um motor de alto desempenho. Mas além do motor, o desempenho das engrenagens tem um aspecto fundamental nas corridas, e a lubrificação dos sistemas de engrenagens é tão importante quanto a do motor em si, sendo assim, por possuirem qualidades especiais sob pressão e altas temperaturas, os óleos à base de éster são freqüentemente utilizados. A resistência ao desgaste e oxidação são os principais atributos de um óleo de corrida, além disso, a viscosidade mais previsível também é outra característica importante destes super óleos.

No entanto, isso não começa e termina apenas com a viscosidade, há mais do que isso em um óleo. De acordo com este excelente artigo de 2013 do website especializado, www.drivenracingoil.com: “Devido à química avançada, um óleo de motor moderno pode fornecer proteção superior mesmo com níveis de viscosidades mais baixos, e essa viscosidade mais leve ajuda inclusive a liberar potência, uma vez que a bomba de óleo não precisa trabalhar tão duro para mover o óleo por todo o motor.” Clique aqui para ler.

O automobilismo é popular aqui no Japão, mas não através da televisão. Dado o orgulho em possuir habilidades superiores na engenharia e a alta qualidade dos carros, motocicletas e caminhões japoneses, essa popularidade dentro da indústria automotiva não é de se surpreender.

Nossa empresa, D1 Chemical Co. Ltd, fabricante da SOD-1 Plus, regularmente patrocina pilotos em corridas de drift e corridas de resistência para motocicletas. No ano passado testamos o SOD-1 Plus em um carro de corrida de drift com resultados notáveis em redução de desgaste. O carro era um ER34 Nissan Skyline com um motor GTR recondicionado de 850 hp, dirigido por Tsutomu Fujio, um dos principais pilotos de drift do Japão, que até 2016 dirigira para a Line Up Racing Team.

Para o teste, o Skyline correu por duas horas sem adição do SOD-1 Plus ao óleo 85W-250 presente em sua transmissão e diferencial. Em sequência correu por mais duas horas com adição do SOD-1 Plus a uma proporção de 15% por volume. Então através do laboratório Japan Analyst, obtivemos o conteúdo mineral presente no óleo examinado para testar a diferença no desgaste do motor.

O teste foi realizado da seguine forma:

• O Skyline correu por duas horas utilizando apenas como óleo 85W-250 em sua transmissão e diferencial. Após a corrida foi tirada uma amostra do óleo;

• O óleo da transmissão e do diferencial foi trocado, porém, dessa vez o SOD-1 Plus foi adicionado a uma relação de 15% por volume. O veículo correu por mais duas horas e uma nova amostra foi tirada;

• Para finaliza, o conteúdo mineral presente em ambas as amostras foi analizado pelo laboratório Japan Analyst, para avaliar a diferença no desgaste do motor.

Na tabela abaixo você pode ver a grande diferença na presença de ferro no óleo de transmissão: 24,9 ppm sem o SOD-1 Plus, e apenas 1,2 ppm com o SOD-1 Plus. E no óleo do diferencial que era: 35,5 ppm sem o SOD-1 Plus, comparado a apenas 4,7 ppm com o SOD-1 Plus.

É isso que um aditivo puro à base de éster proporciona a um carro: adsorção. Significa que o aditivo adere às superfícies de metal muito mais do que o óleo lubrificante comum e dessa forma reduz muito o desgaste e a abrasão. É por isso que os níveis de ferro diminuiram tanto, pois o que produz ferro é exatamente a abrasão. Adicione SOD-1 Plus e haverá muito menos desgaste, o óleo irá durar mais tempo e o carro terá um melhor desempenho.

Após utilizar o SOD-1 Plus as palavras do piloto Tsutomu Fujio foram as segintes: “Houve uma grande melhora nas sequências da transmissão, e nas trocas de marcha o barulho também diminuiu. Você pode acelerar com segurança sob alta temperatura, alta carga do motor e altas rotações, além de poder aumentar a velocidade suavemente até 200 km / h.”

Pin It on Pinterest