Gastamos muito dinheiro ao comprar um carro e isso não é surpresa. Certa vez, um amigo que trabalha na Denso – uma empresa muito importante do grupo Toyota – me disse que um carro contém cerca de 55.000 peças diferentes. Ou seja, deveriam mesmo ser caros.

Dirigir um carro não é difícil, no entanto, manter um carro por bastante tempo – algo que nos economiza muito dinheiro – requer certos cuidados. Manter um motor em boa forma, uma transmissão em bom estado de funcionamento e uma caixa de câmbio ou diferencial saudáveis requer essencialmente uma boa lubrificação. Se as superfícies de metal do motor, transmissão e engrenagens estiverem mal protegidas, o carro logo apresentará problemas e ocasionará custos. Vendo dessa forma, uma lubrificação superior nos faz economizar muito dinheiro.

Então, o que é lubrificação? É o óleo. A qualidade e a durabilidade do óleo lubrificante pode nos custar ou nos poupar dinheiro. Mas para os motoristas que, assim como eu, não possuem instrução sobre o assunto, os óleos lubrificantes são um grande mistério. Eu tinha apenas uma vaga noção de que podemos comprar um óleo lubrificante normal ou um óleo mais caro, e não fazia ideia da diferença entre eles. Até que recentemente me sentei para uma conversa com o Sr. Hideo Takegawa aqui em Fukuoka, no Japão, e obtive algumas informações a respeito. Ele trabalha para uma empresa chamada D1 Chemical que fabrica um aditivo para óleo chamado SOD-1 Plus, e conhece seus óleos como um samurai conhece suas espadas. É algo mágico.

Primeiramente o Sr. Takegawa explicou o mais básico, um óleo lubrificante para motores é feito da seguinte forma:

• Óleo Base: 80%
• Aditivos: 20%

O óleo base geralmente vem do óleo mineral – petróleo bruto – e os aditivos são produtos químicos que fazem várias coisas, como:

  • limpar a parte interna do motor;
    • evitar a oxidação;
    • evitar ferrugem;
    • aumentar a viscosidade (espessura) do óleo.

    Isso soa absolutamente fabuloso. O que mais poderiamos querer? Então eu disse:

– Basta colocar o óleo no motor e não há com o que se preocupar.

Mas a resposta do Sr. Takegawa foi:

– Me desculpe, mas você está errado. Veja bem, o óleo lubrificante barato, é barato porque não funciona muito bem. Os aditivos mágicos e o óleo base, depois de alguns milhares de quilômetros logo perdem sua potência, especialmente em climas extremos.

Vamos dar uma olhada nos óleos base. Assim como tudo – por exemplo, uísque ou sake – há um espectro de qualidade e custo, sendo assim, os óleos lubrificantes são classificados da seguinte forma:

Instituto Americano do Petróleo (IAP)

Os óleos base podem ser enquadrados nessas categorias e você paga de acordo com a qualidade da lubrificação. Então devemos sempre utilizar um óleo caro? Não necessariamente. Óleos sintéticos – feitos por reação química, ao invés de refinados a partir de petróleo bruto – têm qualidades superiores de lubrificação. Os motores a jato, por exemplo, trabalham em alta pressão e são os que mais esquentam, por esse motivo precisam de lubrificantes à base de éster para operar com segurança. Se um motor a jato sofre uma  falta lubrificação, muitas pessoas podem morrer, por issi, a lubrificação de motores a jato são de padrão ouro. Leia mais a respeito aqui nesse artigo do site Aviation Pros.

Você pode adicionar uma pequena quantidade de óleo lubrificante à base de éster, digamos, 10% do óleo do motor, transmissão, ou até mesmo no sistema de direção hidráulica. Isso fará com que seu carro tenha um desempenho melhor e mais duradouro. Talvez você nunca tenha ouviu isso antes, então deixe-me explicar novamente: se você adicionar um pouco de óleo lubrificante à base de éster aos óleos já existentes no seu veiculo, eles irão durar por muito mais tempo.

Para ainda mais claro, digamos que não haja nada de errado com o motor ou com o óleo fabricado pelas companhias especializadas. Alguns são baratos e outros são caros, dependendo da qualidade. Mas sabendo que você pode fazer melhor e prolongar a vida útil do seu óleo lubrificante habitual, não seria uma boa? Mas é claro, nenhuma empresa quer diminuir suas vendas. Eles querem nos vender cada vez mais óleo, não menos. Porém, temos a chance de nos educar e economizar dinheiro, isso é um direito nosso como consumidores. Assim como prolongar a vida útil de carros de segunda mão, através da melhoria na lubrificação, é simplesmente senso comum.

Então, por que um aditivo à base de éster é tão bom? Devido a polaridade. Isso é química básica. Ao contrário dos óleos minerais, os óleos de éster aderem as superfícies metálicas, em termos químicos, aderir a superfícies metálicas é chamado de adsorção. Conforme descrito na Wikipedia:

“Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente). Esse processo cria uma película do adsorvido na superfície do adsorvente ”.

Uma amostra do SOD-1 Plus

Nessa amostra de SOD-1 Plus – feito de éster – em uma peça suja de motor, além de eliminar a sujeira, o éster também aprimora a lubrificação.

Em temperaturas realmente altas, como em um motor a jato ou de carro de corrida, você precisa de algo extra para se ater às superfícies de metal, é nesse momento que um aditivo à base de éster se faz necessário. O óleo mineral comum é volátil, ou seja, ele evapora em altas temperaturas. O éster reduz essa volatilidade em um óleo base, por isso o óleo de éster estará presente nas partes importantes do seu veiculo mesmo quando o óleo base começar a perder sua potência.

Vamos considerar um clima extremo e o seu carro. Em dias muito quentes, o óleo lubrificante se dilui, como o óleo de cozinha em uma frigideira. Em termos técnicos, dizemos que ele perde sua viscosidade. Quando isso ocorre, o atrito e o desgaste do motor, da transmissão e do mecanismo de engrenagem aumenta. Se você adicionar um pouco de óleo de éster ao seu óleo existente – digamos, 10% – ele aumenta a viscosidade geral e mantém a lubrificação efetiva em seu carro, mesmo em climas muito quentes como no verão do Texas, Austrália, Brasil, África, Oriente Médio ou região do Mediterrâneo, por exemplo.

Em climas muito frios, quando um carro é ligado, o óleo lubrificante demora para circular e lubrificar as superfícies de metal à um nível eficaz o sufuciente para proteger o motor. Antes disso, as superfícies metálicas sofrem danos. É a chamada partida seca ou partida a frio. Isso encurta a vida útil do seu carro. Não é fácil de se obter fluidez em baixas temperaturas em óleos de motor. Não que você deva fugir do Canadá, do norte dos estados EUA, da Escandinávia, da Escócia ou de Hokkaido, no Japão. Esses lugares são ótimos, e os proprietários de carros nesses climas frios merecem mais do que ter seus preciosos carros lentamente desgastados por partidas a seco. Mas, se você usar um aditivo à base de éster em seu carro, já haverá uma camada de óleo aderida nas superfícies metálicas. Lembra da adsorção? Então, quando você ligar o motor em temperaturas congelantes, as superfícies metálicas já estarão lubrificadas. É o fim das partidas secas, sem mais desgastes. Acho engraçado como as companhias de óleo se esquecem de nos dizer isso. Essas empresas preferem que você compre óleo de inverno, que custa mais caro e gera mais lucros para eles.

O barulho de um motor vem do atrito, então um motor barulhento é um motor se destruindo lentamente. Se você adicionar um óleo à base de éster ao óleo lubrificante existente, o ruído do motor diminuirá rapidamente. Por quê? Porque a lubrificação melhora de maneira repentina. Isso ocorreu comigo. Depois que o Sr. Takegawa adicionou o SOD-1 Plus ao meu Toyota Landcruiser de 2003, o ruído do motor diminuiu drasticamente. E com o SOD-1 Plus adicionado ao fluido da direção hidráulica, ficou parecendo que eu dirigia um Rolls-Royce. Fiquei espantado e totalmente convencido dos poderes do éster.

Porém, os ésteres não são algo tão simples. Mas mesmo sem obter um diploma em química – por mais admirável que seja – pude aprender que são divididos em diversos tipos, como por exemplo: éster de poliol (POE), diéster (DST) e éster à base de óleo vegetal (VOE). Os óleos lubrificantes para motores a jato costumam usar uma combinação dos três.

De acordo com o Sr. Takegawa, o SOD-1 Plus é composto pelos três tipos de éster citados acima, uma combinação criada pelo professor Takashi Watanabe, do Kurume Instituto de Tecnologia, um dos cientistas de tribologia – ciência que estuda a lubrificação – mais conceituados do Japão.

Algumas empresas, como a Millers Oils, no Reino Unido, produzem um óleo triplo éster para carros de corrida. Por quê? Porque os motores de carros de corrida funcionam com temperaturas e pressão muito mais altas do que um carro comum.

Então vamos nos libertar. Educação do consumidor significa tratar nossos carros com o cuidado necessário para que eles durem mais e não quebrem. Afinal, é o nosso dinheiro. Um aditivo à base de éster em seu carro significa assumir o controle e dirigir seu futuro. Através do SOD-1 Plus, o Sr. Takegawa e seus colegas me ajudaram a fazer isso.

P.S.:
Para aqueles interessados em lubrificação de motores de aeronaves, aqui está um ótimo artigo do Aviation Pros sobre o assunto.

Pin It on Pinterest