Não há nada pior do que ver um carro ou um caminhão soltando toda aquela fumaça por seu escapamento, seja preta ou branca. Pense em todas aquelas partículas poluentes sendo emitidas no ar que nós respiramos todos os dias. Pois bem, essa é a desvantagem do motor de combustão interna e, embora o padrão dos combustíveis tenha melhorado bastante nos últimos anos, ainda existem inúmeros veículos que emitem poluentes de forma excessiva.

Essa fumaça ,preta ou branca, contém material particulado (MP), um poluente tóxico e especialmente nocivo à saúde humana. Esse material resulta da combustão incompleta tanto do combustível, quanto do óleo, que sobe para a câmara de combustão e acaba sendo queimado. Essa combustão ineficiente também esta ligada ao acúmulo de depósitos de carbono dentro do motor. Em outras palavras, um motor limpo emitirá menos MP.

Mas como saber se o motor do seu carro está limpo? Separar as peças de um motor é caro e impraticável, no entanto, examinar o escape de um carro é mais simples e pode ser feito rapidamente. Um claro indício de emissões de baixa qualidade é a fuligem presente no tubo de escape do veículo, isso evidencia  uma combustão ineficiente ou até mesmo queima de óleo.

O SOD-1 Plus atua na eliminacao da fuligem presente nas emissões de várias maneiras. Primeiramente, o efeito detergente do éster presente no SOD-1 Plus elimina os depósitos de carbono dentro do motor, evitando assim o acúmulo de material oxidado, responsável por prejudicar o desempenho do anel O-ring dos pistões. Nesse sentido, o bom funcionamento dos aneis O-ring é essencial, pois evita de forma hermética que o óleo suba para a câmara de combustão acima do pistão e queime junto com o combustível.

Em segundo lugar, ao proporcionar uma camada extra de proteção nas superfícies metálicas no interior do cilindro, o SOD-1 Plus melhora a lubrificação e os níveis de compressão, aumentando a eficiência da combustão e gerando emissões mais limpas.

Há algum tempo tivemos o feedback de um cliente aqui do Japão, ele nos enviou uma foto do tubo de escape sujo de seu Nissan Fuga 2014, que tem 21.000 km rodados. Ele estava ansioso para medir a melhora na fuligem do escapamento desde que começou a utilizar o SOD-1 Plus.

Este feedback fez com que eu verificasse o escapamento do meu Toyota Land Cruiser, no qual comecei a misturar o SOD-1 Plus ao óleo lubrificante por volta de 20.000 km atrás, e tinha certeza que estava completamente limpo. Depois disso, no estacionamento do local onde pratico golfe, resolvi checar também o escapamento de um Toyota Grande e, como esperado, meu dedo ficou bastante manchado de fuligem. Aí está a diferença entre um motor com SOD-1 Plus adicionado ao seu óleo lubrificante e um sem SOD-1 Plus.

Pin It on Pinterest